, ,

Resenha do livro Uma Pergunta Por Dia

07:38

uma pergunta por dia, uma pergunta por dia, uma pergunta por dia

Há aproximadamente 2 anos, ouvi falar do livro "Q&A a day" e fiquei com muita vontade de ter um, mas como se trata de um livro importado com um custo alto - aproximadamente R$ 90 -, além de que teria de esperar muito para ter meu exemplar em mãos e, compra online que demora meses para chegar, me deixa muito ansiosa, portanto preferi não comprar, pois na época não tinha essa pressa toda pra responder e não iria me fazer falta. Pra minha surpresa a editora Intrínseca lançou a versão em português, bem mais barata que a versão original em inglês, que para minha sorte estava em promoção na Livraria Cultura. Não perdi tempo e comprei. Coloquei algumas fotos aqui - que tirei com minha câmera quebrada, sorry - para mostrar como é dentro.

A capa desse livro é bem parecida com a do exemplar original - só acho que a editora Intrínseca estragou um pouco colocando sua logomarca - mas continua sendo bonita e também tem a borda douradinha. 


O livro é tipo uma agenda, tem todos os dias do ano, inclusive o dia 29 de fevereiro. Você vai preenchendo de acordo com cada ano. É como se cada ano fosse um parágrafo.



Achei que algumas perguntas são meio sem noção, que eu não sei se foi por falta de criatividade ou preguiça de quem criou, então substituí algumas por completo, outras parcialmente e outras ainda nem substituí. Aqui está um pouco dessas perguntas que pra mim são desnecessárias:

- Você deve dinheiro a alguém? Alguém está lhe devendo?
- Você busca segurança ou aventura? | (essa aqui é a do dia do meu aniversário, que virou "Como foi meu aniversário")
- Você guarda algum rancor? | virou "Escreva algo que acha que vai evoluir bem até o final do ano" e respondi que será meu inglês
- O que você chama de lar? | virou "O que você está aprendendo?"
- Se o dia de hoje fosse um animal, qual seria? 
- Escreva aqui a cura para um coração partido.
- Descreva sua ética de trabalho
- O que você gostaria de esquecer? | respondi "se é pra esquecer, não tem pra que escrever e ficar lembrando".
- Você gosta de música sertaneja ou de rock? 


Essas aqui são algumas das perguntas que mais gostei:
- Qual é a sua missão? (pergunta do dia 1 de janeiro)
- O que você está lendo no momento?
- Qual foi o ponto alto de hoje?
- Escreva algo que inspirou você hoje.
- Para onde você gostaria de ir na sua próxima viagem?
- Qual foi o momento mais tranquilo do dia?

Tem também umas perguntas engraçadas:
- Numa escala de 1 a 10, como foi o almoço de hoje?
- Liste 3 coisas que você comeu hoje.
- Que movimento artístico melhor descreve você hoje? (Surrealismo? Modernismo? Dadaísmo?).

Uma das perguntas que alterei, já que não assisto TV há alguns anos.


Quando pesquisei, o preço dele estava variando em torno de R$23 a R$50. Mas preços mudam com frequência, vai depender de quando você pesquisar, pois pode aumentar ou surgir alguma promoção. Vale pesquisar antes de comprar, pois se for online vai pagar frete. Quando fiz o pedido do meu, vi que apareceu uma mensagem de que não tinha disponível na loja e que fariam o pedido (e isso aconteceu em todas as pesquisas). 

Tem também a versão do "Q&A a day" para as mamães escreverem sobre elas e seus bebês (Q&A for mothers), tem uma para crianças ( Q&A for kids ), tem também para casais (Our Q&A) e até mesmo para pessoas que trabalham com a criatividade (Q&A for creatives) como designers e publicitários.

Aqui está a ficha catalográfica para quem tiver curiosidade de ver.


Apesar do livro ter algumas perguntas muito bestas, acho que dá pra substituí-las tranquilamente por outras que interessam. Para mim esse diário é interessante, pois estou cheia de planos para os anos de 2016 e 2017, uma grande mudança está para acontecer em minha vida, serão dois anos muito intensos e será importante registrar meus pensamentos antes e depois dessa mudança acontecer. Tenho certeza que daqui a 5 anos minha cabeça estará completamente diferente de como é hoje em dia e será divertido ler o que eu escrevi. Pode até ser que eu olhe para este livro e pense "não acredito que comprei isso" hehe.

Se estiver querendo um desse é melhor comprar logo, para poder preencher de acordo com cada dia do ano. Mas também dá certo escrever caso compre no meio do ano, só vai perder todos os meses anteriores ou vai ter que preencher todos fora do tempo - a não ser que você não se importe com isso. Comprei o meu no meu aniversário, que é no dia 22 de janeiro e fui escrevendo nos dias anteriores quando me deu vontade.

Se tiver interesse em ver as 170 perguntas que não gostei é só clicar aqui.

Ficou faltando alguma coisa na resenha? Comenta aqui embaixo se vai comprar ou se não gostou.
Beijos
 ♥ ♥ ♥

Me segue nas redes sociais

Acompanhe o blog e cadastre seu e-mail no formulário abaixo para não perder as novidades.


Cadastre seu e-mail e receba todas as novidades!

* indicates required

Você também vai amar

2 comentários

  1. Adorei a resenha. Parabéns pela sua ótima descrição sobre o livro.😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca! Que bom que você gostou :D Eu fiz pra mostrar de verdade como é o livro, sem esconder as perguntas bestas que tem nele haha, para as pessoas não precisarem ir até a livraria pra ver como é, pois eu sei que é o tipo de livro que causa curiosidade nas pessoas. Beijos!!

      Excluir

NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Cadastre seu e-mail e receba todas as novidades!


Arquivo do blog