, ,

Coletor menstrual | não tenha medo do copinho

07:42

copinho coletor menstrual,copinho coletor menstrual, femmy cycle, inciclo, fleurity, femmy cycle, inciclo, fleurity

O assunto de hoje desperta dúvida e interesse em muitas mulheres. Então vamos falar um pouco sobre esse tal copinho. Desconhecido por umas, amado por outras, o copinho coletor traz diversas questões sobre o corpo feminino.

Estive conversando com um grupo de meninas acerca do copinho coletor, pois queria saber suas experiências e decidir se finalmente começo a usar ou não. Diante de tantos relatos e tantas dúvidas, achei melhor fazer um post sobre isso e reunir todas as opiniões num só lugar.

O que é o coletor menstrual? 
É um copinho feito de silicone hipoalérgico antibacteriano, maleável, que se ajusta ao corpo e coleta o fluxo menstrual.

Como usar?
Para não estender demais o post, pois já está bem longo, vou colocar aqui esse link do wikihow que achei ótimo.

Dá uma olhadinha aqui nos depoimentos das meninas que responderam as dúvidas:

Quais os benefícios desse copinho?

"Ele pode ser uma boa opção pra pessoas que sofrem com cândida. Absorventes deixam essa região abafada, e isso ajuda na proliferação de bactérias. Os coletores não interferem com a flora, e também não ficam externamente, abafando e esquentando. E, diferentemente de um absorvente interno, ele não é repleto de compostos que podem ser nocivos, e não acaba com a umidade natural da vagina.(J.A.)

"Uso há uns 6 anos! É bom d++++! Sem alergias, vazamentos ou cheiros! E além de tudo você tem real ideia do seu fluxo e economiza ajudando o planeta"(D.C.)

"Mudou completamente minha relação com a menstruação, é ÓTIMO não se sentir nojenta."(L.M.)

copinho coletor menstrual,copinho coletor menstrual,copinho coletor menstrual, femmy cycle, inciclo, fleurity, femmy cycle, inciclo, fleurity

Entre o absorvente normal, o interno e o coletor, qual vocês acham melhor?
"Eu odeio OB. O Coletor se acomoda dentro da pessoa. Você só sente ele mesmo durante os primeiros dias. E o OB suga a umidade natural da gente, o que deixa ainda mais chato. O Coletor, porém, não interfere na nossa umidade, então não incomoda nessa parte também"(J.A.)

"O coletor, que não incomoda devido o material dele e a forma como ele se acomoda."(D.C.)

"Coletor é muito mais higiênico e saudável que absorvente. Hoje em dia tenho nojo é de ficar com aquele absorvente úmido, cheio de sangue em decomposição, encostando em mim horas e horas e cheirando mal."(N.)

Quais marcas vocês usam? Já aconteceu vazamento?

"Eu uso o FemmyCycle deve ter uns 6 meses, me adaptei logo no primeiro ciclo, os dias de menstruação reduziram, preocupação com vazamento zero, gastos com absorvente e assaduras nunca mais... e além de tudo passei a me conhecer melhor!"(A.T.)

"Eu uso Inciclo há quase um ano. Parece esquisito, mas é muito bom. Só vaza se não colocar direito. E não desce. E pode ser usado em qualquer ocasião, até em piscina e praia. Eu nunca tive nenhum vazamento. O Inciclo B é o ideal pra mulheres antes dos 30 e sem filhos, enquanto o A é próprio para mulheres com filhos e/ou 30+." (J.A.)

"Comecei usando FemmyCycle (maravilhoso, zero vazamentos e fácil de colocar) e depois me meti a comprar um Fleurity e não me adaptei a ele."(A.T.)

"Eu tenho o Inciclo. Minha menstruação é bastante meeeeesmo! Meu fluxo é intenso! Pra mim só funciona por pouco tempo, depois acaba vazando, por isso ainda não tive coragem de usar apenas o copinho, coloco sempre um absorvente diário para o caso de vazamento. E às vezes eu sinto vazar, mas quando vejo não tem coloração, é praticamente transparente, não sei porque e nem o que diabo é isso. Eu acho que vale o teste, mas cada uma vai encontrar a forma que a deixa mais segura."(L.)


Dá pra passar o dia todo com ele? Como faço pra limpar se estiver fora de casa?
"Dá, sim. Se você tiver uma garrafinha de água tipo squeeze, você pode fazer a limpeza em qualquer banheiro. Eu frequentemente fico fora de casa de manhã até a noite, e nunca tive problemas com isso."(J.A.)

É preciso escaldar toda vez que for limpar?
"Só precisa de água limpa pra fazer a limpeza dele. Só é preciso escaldar mesmo antes de você pôr, no começo do ciclo, e quando você for guardar, quando o ciclo acabar." (J.A.)


Vale à pena para quem tem pouco fluxo?
"Eu uso tá com um tempo. Nos dias que meu fluxo é mais intenso, eu tenho que esvaziar a cada 6h mais ou menos, porque ele fica cheio. Mas se não encher, você pode ficar até 12h com ele. Então acho até melhor pra quem tem pouco fluxo. Coletor é muito amor..." (Y.L.)

"Vale sim. Você pode tirar ele a cada 12 horas pra limpar. Pra pouco fluxo, acho isso muito válido."


É muito difícil colocar? Será que consigo me adaptar?
 "Não é difícil... Você apenas tem que ver as instruções, assistir a uns vídeos, que dá para se adaptar super fácil. O negócio é ter um pouco de paciência que logo você aprende e não quer saber de outra coisa."(L.F.)

"É tranquilo. No começo, a gente tem um pouquinho de estranheza ao colocar, mas vai se acostumando."(J.A.)

"Um pouco difícil se adaptar no primeiro mês, mas é só não desistir, ter fé e coragem no copinho"(N.S.)

"No começo a gente estranha tudo que é novo, né hehe, mas depois vi que é a melhor coisa. É econômico, higiênico, sustentável. A gente fica limpa o dia todo é maravilhoso. Eu tive que adaptar o meu a mim, não sei como foi com outras manas, mas eu tive que cortar o cabinho por que me machucava, depois de cortado só amor."(M.)

"A dobra em U não faço mais, porque o copo dava trabalho pra abrir. Coloco pouco dobrado e puxo a ponta pra saber se fez vácuo."(L.)

Será que vou ter nojo de esvaziar?
"Tem gente que sente nojo, porque  entra um pouco em contato com o sangue. Mas o sangue no coletor é limpo, pois não fica em contato com o ar. Depois é só lavar as mãos"(J.A.)

"Você sente nojo por causa do odor que você sente do sangue no absorvente? O sangue fica la dentro do copinho, então não tem o mesmo odor que você conhece. E como o contato que você vai ter com ele é só no banho, não difere muito do seu dia a dia menstruada. Vai por mim, rapidinho você perde o nojo! Eu uso há um ano e super recomendo"(N.S.)

E se eu não souber usar? Será que vou sentir incômodo?
Sentir que o copinho está lá?
"O único problema é que esqueço que tô com ele, que tô menstruada, e esqueço de tirar, já chegou a ficar umas 14h, eu acho, e não pode, né haha. Ele nunca vazou por nenhum motivo, mesmo eu não colocando assim tão certinho."(M.)

Algumas mulheres preferem cortar o cabinho, pois relatam que incomoda.

coletor menstrual,inciclo,femmycycle, fleurity

Se cortar o cabinho não vai vazar?
"Não vaza. O cabinho não é oco junto do coletor. Eu cortei o meu. Ele é mais pra ajudar quem ta iniciando a encontrar ele direitinho. Tem gente que não tem problemas com cabo. Eu não tive essa sorte kkkk"(J.A.)

Preciso tirá-lo para fazer minhas necessidades? Ele pode cair no vaso?
"Não precisa tirar. Nem quando faz cocô, parece que vai sair, mas ele continua lá dentro haha. Uma vez eu estava fazendo xixi, tirei pra esvaziar e ele escorregou e caiu na privada. Tive que escaldar."(L.M.)

Qual o melhor jeito de esvaziá-lo?
"Tem gente que prefere no vaso, eu prefiro esvaziar no banho e só tiro na privada quando não tem outro jeito."(L.M.)

"Eu prefiro tirar o meu na hora do banho, pra não acontecer nenhum acidente e eu derrubar na privada hahaha"(J.A.)

E se meu copinho deixar vazar sangue e/ou ar?
"Talvez não esteja abrindo direito lá dentro. O meu às vezes acontece de ficar dobrado, mesmo eu tendo conseguido girar o coletor"(N.)

"Tenho quase certeza que o vazamento pode ser por causa do tamanho do copinho. É realmente aconselhável seguir a orientação dada por eles para adquirir um. Não precisa escolher um tamanho maior por medo."(J.A.)

"É normal. Quando o copinho está colocado da maneira correta se forma uma pressão dentro, bolhas de ar são normais ao fazer um movimento brusco ou peristáltico, mas não é pra vazar, a não ser que esteja fora do local correto que é a entrada da vagina."(T.S.)

Como sei que já está na hora de esvaziar?
"Depende do seu corpo. Eu esvazio só quando tá perto das 12h. Pra trocar o coletor por outro, só quando ele estiver rasgando, esgarçando."(L.M.)

"De início, a gente não sabe. Ele é bom por isso, que a gente começa a aprender a intensidade do ciclo. Eu sei que posso trocar o meu a cada 8 horas nos primeiros dias, e a cada 11-12 horas nos últimos. Ele pode ficar até 12 horas sem trocar. Quem tem fluxo mais forte geralmente troca a cada 4-5 horas. O importante é evitar ficar além do tempo."(J.A.)

Onde posso encontrar para comprar?
" Você pode comprar pela internet ou com uma revendedora. Mas é bom pesquisar as marcas e tudo."(J.A.)

Se você mora em Fortaleza, Ceará, pode comprar com a Larah, dona do grupo Coletor Menstrual-Fortaleza onde você pode ver várias opiniões de quem usa o copinho coletor. Entra lá.

Quanto custa?
"Entre R$70 e R$100."(J.A.)

Pesquisa bem porque o preço das marcas varia.

Quero agradecer a todas que cederam seus depoimentos, assim podemos ajudar a esclarecer as dúvidas de outras mulheres sobre o coletor menstrual.

E aí, ficou alguma dúvida sobre o coletor? Ficou com vontade de testar? Comenta aqui embaixo e vamos conversar sobre isso.
Beijos
 ♥ ♥ ♥
Não esquece de me seguir nas redes sociais
Acompanhe o blog e cadastre seu e-mail no formulário abaixo para não perder as novidades e divulgação de sorteios e promoções.

Cadastre seu e-mail e receba todas as novidades!

* indicates required

Você também vai amar

0 comentários

NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Cadastre seu e-mail e receba todas as novidades!


Arquivo do blog